Naming baseado em domínio

Julia de Belli
3 min readAug 19, 2022

Quer nomear um projeto rapidamente e tá sem ideia? Começa pelo domínio.

Por que? Porque tudo precisa de um site. Mesmo que seja só uma landing page e um domínio de 1 dólar, fica muito mais profissional apresentar um projeto pra investidores ou clientes desse jeito.

Se um nome está urgindo a forja, quer dizer que alguns passos (idealmente) já foram cumpridos. No mínimo, saber o que se está vendendo. Engana-se quem acha que só e-commerces vendem: todos nós estamos vendendo, nós mesmos e nossos projetos, o tempo todo.

O objeto de venda estando claro, pode ir direto pro Namecheap, Registro.br, Godaddy, Google Domains ou seu registrador de preferência. Domínios podem ser genéricos (.com, .info, .net) ou códigos de país (.br, .io, .me). Meu primeiro domínio pessoal foi juliadebel.li, usando o código de Liechtenstein🇱🇮. Não renovei porque country TLDs costumam ser mais caros que os genéricos, aí hoje em dia uso juliadebelli.com.

8% do PIB da micronação de Tuvalu vem da venda do domínio .tv

Alguns domínios são bem óbvios, tipo usar .blog pra blogs, .shop ou .store pra lojas, .bar ou .beer pra igrejas etc. Alerta de piada, existe o .church também.

Eu gosto do Namecheap (e estou recebendo aproximadamente 0 reais em publi pra falar isso) porque eles só mostram todos os domínios disponíveis lá em ordem alfabética e isso ajuda muito a sair do zero.

Outra, alguns domínios .com podem chegar a ir à venda por milhares de dólares, então surfar pelas possibilidades de domínios genéricos, além de possuir mais opções, é (pode ser) mais barato.

Por atividade

Minha sugestão é pegar qualquer lista com todos os domínios possíveis de registrar ➡️ escolher TLD ➡️ escolher nome do negócio.

Escolher um TLD (.dominio) primeiro é tipo começar a escolher o nome completo do seu filho pelo sobrenome. Não é a forma mais intuitiva, mas é a forma que restringe opções em um mundo com 1.514 TLDs possíveis. E trabalhar com escopo reduzido é, via de regra, melhor.

Desse jeito, dá pra nomear o negócio usando o domínio que você gostou mais como base para combinar e testar opções. Tatuadores podem optar por .ink ou .studio, maquiadores.makeup, notícias.news, fotógrafos.photo, aplicativos.app, designers.design, artistas.art…

Como eu falei, são mais de 1.500 domínios pra mix'n'match e chegar num nome assertivo de forma rápida. Nada mais assertivo do que ter o seu objeto de venda como sobrenome/TLD da sua marca.

Lembrando aqui que o nome da sua empresa não é algo escrito em pedra e dá pra ser mudado quantas vezes quiser (só fica mais caro à medida que o negócio cresce e mais coisas que levam o nome precisam ser substituídas em caso de rebranding/renaming).

Por localização

Se o seu negócio é local, alguns estados e cidades BR dividem, por coincidência, siglas com código de país. Um negócio de Pernambuco pode, por exemplo, usar o TLD .pe do Peru🇵🇪. Aqui vai uma lista de estados BR e TLDs de país pra inspirar:

.ac 🇸🇭 Acre (Saint Helena, Ascension and Tristan da Cunha)
.al 🇦🇱 Alagoas (Albânia)
.am 🇦🇲 Amazonas (Armênia)
.ba 🇧🇦 Bahia (Bosnia & Hezergovina)
.es 🇪🇸 Espírito Santo (Espanha)
.ma 🇲🇦 Maranhão (Marrocos)
.mt 🇲🇹 Mato Grosso (Malta)
.ms 🇲🇸 Mato Grosso do Sul (Montserrat)
.mg 🇲🇬 Minas Gerais (Madagascar)
.pa 🇵🇦 Pará (Panamá)
.pr 🇵🇷 Paraná (Porto Rico)
.pe 🇵🇪 Pernambuco (Peru)
.rs 🇷🇸 Rio Grande do Sul (Sérvia)
.ro 🇷🇴 Rondônia (Romênia)
.sc 🇸🇨 Santa Catarina (Seixeles)
.se 🇸🇪 Sergipe (Suécia)
.to 🇹🇴 Tocantins (Tonga)

.ap, .ce, .df, .go, .pb, .pi, .rn, .rr e .sp (ainda?) não existem 😔

.rj não existe mas existe .rio, único dessa lista com TLD próprio.

@'s

O Instagram e algumas redes sociais (twitter não) deixa usar ponto nos handles. Deixa seu branding consistente e sem depender de alguém que criou uma conta em 2011 e foi ativo até 2013, deixando o @ trancado pela eternidade pra quem tá querendo registrar o mesmo nome em 2022.

Espero que essas dicas sejam úteis pra destravar algum processo de naming por aí. São pequenas técnicas que fui aprendendo ao longo do tempo porque eu adoro dar nome às coisas.

Desejo bons domínios e sorte nas empreitadas✨

--

--

Julia de Belli

Designer pela UFPE, dev por escolha. Palpito em tecnologia, empreendedorismo, cultura e qualquer coisa. O mundo é minha ostra.