<💊> Open Source & Design

Julia de Belli
3 min readSep 4, 2022

Open source (ou código aberto) são códigos ou software "abertos ao público", mantidos por instituições e indivíduos. Isso implica que todo projeto open source tem sua "receita" aberta para qualquer um acessar, ao contrário de serviços pagos (Adobe Cloud, por exemplo) ou codebases privadas de empresas, bancos e governos.

Alguns projetos open source, especialmente os hospedados no Github e afins, aceitam pull requests, que é o ato de um usuário "baixar" o código de um projeto, colaborar em cima disso — seja adicionando novas funcionalidades, reescrevendo código antigo ou corrigindo bugs — e submeter suas contribuições para a comunidade e mantenedores do projeto aceitarem ou não aquela melhoria.

Tudo isso é possível porque, desde os primórdios da computação, existe a cultura de topar trabalhar horas a fio em código alheio de graça, e só presentear o mundo com aquilo, em última instância. A maioria dos programadores que eu conheço também ensinam (e aprendem) via desconhecidos na internet.

Trabalho

Existem empresas e terceiro-setor que empregam pagando dinheiros para trabalhar em projetos open source e contratam designers. Alguns exemplos: Mozilla, Rocket Chat, DuckDuckGo.

Alguns projetos podem possuir o seu código aberto e terem iniciado como projetos open source, mas também operarem um time de produto como um SaaS de si mesmos, cobrando pelo uso seu uso. Exemplos: Ghost, Elastic, Vercel.

Por sinal, todos esses links acima vão pra página de vagas abertas dos respectivos 💁‍♀️ E nessa lista tem um monte de lugar listado no Github. Happy hunting!

Ferramentas

E aqui uma lista de programas open source linkados pra página de baixar e, entre parêntese, o serviço pago (ou pago em almas) que ele pode substituir:

Krita, de desenho e pintura (Photoshop)

Gimp, de edição de imagens e desenho (Photoshop)

Inkscape, de edição de vetores (Illustrator)

Firefox, o famoso.

Thunderbird, emails (Outlook)

DuckDuckGo, mecanismo de busca (Google)

Chromium, a versão open source do Google Chrome

Minetest (Minecraft)

Contribuir: por que e como

Do mesmo jeito que programadores leem e escrevem código open source para o próprio aprendizado/aprimoramento, designers podem usar projetos open source para praticar o redesenho de assets, telas, fluxos e mais um monte de habilidade importante, tanto técnica quanto soft (colaboração, comunicação e tal).

Eu mesma tenho um projeto open source de design no Figma, e, na busca por open source da comunidade, designers do mundo inteiro se juntam para desenhar, planejar e documentar esses arquivos por horas: tudo pra comunidade. Tem até design system open source, pra duplicar e usar de base pra desenvolver o seu próprio.

Crédito & Etiqueta

A fluidez do open source faz com que seja possível um projeto ser duplicado, linha por linha, e depois hospedado em outro site e ser vendido como produto ou SaaS. Isso é relativamente comum e eu já conheci uma dezena de empresas que começam desse jeito.

É importante dar crédito quando o crédito importou. Ninguém vai processar ninguém em cima de código open source como fariam se a codebase duplicada fosse privada. Continua sendo uma má prática retirar menção ao original.

É isto. Tudo que tenho a dizer sobre open source. Espero que tenha trazido informação inédita ou útil pra quem não conhecia esse mundo.

Até a próxima pílula!💊/>

--

--

Julia de Belli

Designer pela UFPE, dev por escolha. Palpito em tecnologia, empreendedorismo, cultura e qualquer coisa. O mundo é minha ostra.